top of page
Buscar

Trabalhando o conteúdo Jogos e Brincadeiras

Residentes/Autores do texto: Amanda Yasmin, Airton Junior, Antônio Carlos. Preceptor: Jones Macedo Escola: Judith Barbosa de Paula Rêgo – Queimadas - PB 📚

Nesta semana daremos continuidade ao conteúdo programático Jogos e Brincadeiras, com as turmas do 6º ano A e 6º ano D, ambas no turno da manhã. Tal conteúdo consta na Base Nacional Comum Curricular como um dos seis eixos temáticos norteadores da disciplina Educação Física.

Não é apenas o brincar por brincar, ou o jogar por jogar, não é apenas a ato de se divertir, vai além. E sobre isso, MOYLES discorre: [...] praticar, escolher, perseverar, imitar, imaginar, dominar, adquirir competência e confiança, adquirir novos conhecimentos, habilidades, pensamentos e entendimentos coerentes e lógicos, de criar, observar, experimentar, movimentar-se, cooperar, sentir, pensar, memorizar e lembrar, comunicar, questionar, interagir com os outros e ser parte de uma experiência social mais ampla em que a flexibilidade, a tolerância e a autodisciplina são vitais, conhecer e valorizar a si mesmo e as próprias forças, e entender as limitações pessoais, ser ativo dentro de um ambiente seguro que encoraje e consolide o desenvolvimento de normas e valores sociais (MOYLES, 2002, p. 36).


Com essa citação, podemos compreender bem a importância dos Jogos e Brincadeiras como conteúdo da Educação Física, e nosso empenho foi desenvolver em cada um de nossos alunos atributos citados no texto e ainda outros.

Introduzimos o conteúdo em sala de aula através de aulas teóricas, onde eles puderam discutir conosco sobre suas experiências e suas preferências, logo após, foi incumbido a cada aluno a tarefa de entrevistar seus pais e avós acerca dos principais jogos e brincadeiras vivenciados por eles durante a infância, novamente trouxemos esse debate para sala. Também entrou em nossa pauta de debate, o amplo espaço que a tecnologia tomou em nossas vidas, e como nós estamos substituindo gradativamente práticas tão saudáveis como o brincar e o jogar na rua, com os amigos, por exemplo, por tais tecnologias.


ree






ree


ree






O que foi debatido em sala se estendeu à prática, onde através de materiais recicláveis os alunos puderam confeccionar seus próprios brinquedos e posteriormente, experimentá-los.

 
 
 

Comments


Contate-nos:

 (83) 96010533   /   gorettilisboa@hotmail.com   /  Rua Baraúnas 351, Campus Universitário, Bodocongó, Campina Grande - PB 58429-500

© 2023 por ESCOLA DE ARTE. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page