Visita à escola Judith Barbosa
- Educação Fisica Residencia Pedagogica
- 3 de dez. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de dez. de 2018
Na tarde do dia 03/12/2018, às 13:00, a escola Judith Barbosa de Paula Rêgo foi visitada pelo grupo de residentes, Antônio, Amanda, Ayrton, David, Eduardo, Merillane, Patrick e Kemilly, mediados pelo professor preceptor Jones.
Nós assistimos e observamos atentos a uma aula do professor Messias, anotando os possíveis questionamentos e intervenções.
Uma aula inicialmente na quadra, vivenciando o futsal de uma forma diferente, dinâmica e em dupla, com uma turma de 7º ano. Onde cada dupla estava de mãos dadas e tentava acertar a bola no gol.
Um ponto que foi observado por nós, é o fato de que nenhum aluno ficou de fora da atividade, incluindo as meninas, o que é algo interessante, visto que, na nossa sociedade ainda existe o estigma de que futsal e futebol são coisas para meninos.
Também achamos relevante a prática do futebol em duplas, pois ao mesmo tempo em que os alunos se divertem, eles trabalham a cooperatividade, a interação, o respeito e ainda habilidades físicas como agilidade, velocidade, coordenação motora, entre outros.
Em uma segunda aula, dessa vez com o 8º ano, o professor propôs um jogo cooperativo. Formamos uma roda, e tínhamos que saber quem estava do nosso lado direito e esquerdo, logo após, todos nós nos espalhamos e cada participante deverá dar novamente a mão direita para quem segurava a mão direita e a mão esquerda para quem segurava a mão esquerda (como no início). O objetivo dessa atividade é literalmente desatar o nó. Desenvolvendo a cooperatividade entre as crianças, a resolução de problemas, o respeito à opinião do colega, entre outros. No dia 05/12/2018, nós retornamos à mesma escola, com o intuito inicial de observar mais uma aula do professor.
A primeira aula, em uma turma no 8º ano, o professor trabalhou com os alunos um texto com a temática do surgimento do esporte, é super válido trabalhar esse modelo de aula com os alunos de Educação Física, para que as aulas práticas não sejam apenas "a bola pela bola", é de fundamental importância que os alunos entendam o porquê de ser trabalhado aquele determinado conteúdo - como por exemplo o esporte -, bem como compreender todo contexto histórico que envolve o mesmo. Após a leitura coletiva do texto, foi passado o exercício de fixação, que perdurou até o fim da aula. No mesmo dia, em um aula diferente, dessa vez no 7º ano, o professor deu continuidade a uma aula anterior, que se tratava das regras do futebol, com a participação dos alunos, o professor pôde desmembrar cada regra, técnica e táticas do futebol. Após o encerramento da explicação, a aula se findou depois de um momento de "Vistos" nos cadernos dos alunos.


Vivências em Educação Física.
Commentaires